30 de maio de 2014

A Vigilância Sanitária Municipal intensificará a sinalização contra o fumo, em parceria com o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde



Restaurantes, shoppings, casas noturnas e demais estabelecimentos livres do fumo terão a sinalização intensificada para orientar cariocas e turistas sobre a proibição de fumar em ambientes de uso coletivo total ou parcialmente fechados. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio. Os cartazes divulgam a lei 5517/09, vigente no Estado do Rio, em quatro idiomas, devido à crescente presença de turistas de outros países e estados, onde o fumo em ambientes coletivos ainda é tolerado. O Programa de Controle do Tabagismo, em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal, promoverá essa intensificação.

Os técnicos da Vigilância Sanitária em Alimentos distribuirão os cartazes durante as suas inspeções em estabelecimentos como indústrias de alimentos, restaurantes, bares, lanchonetes e supermercados.

A restrição de fumo nos ambientes fechados trouxe qualidade para o ar nos espaços coletivos e mudou a aceitação social do cigarro, o que contribui para prevenir a iniciação entre jovens e estimular fumantes a reduzirem e repensarem seu consumo, além de proteger os não-fumantes e trabalhadores desses estabelecimentos anteriormente expostos ao fumo passivo.

FONTE: http://www.rio.rj.gov.br/web/sms/exibeconteudo?id=4749766

0 comentários: