A Vigilância Sanitária em alimentos trabalhou duro durante os seis dias de desfile no Sambódromo. Ao todo foram realizadas 290 inspeções nas cozinhas, lanchonetes e bares que funcionaram dentro do Sambódromo.
Os técnicos lavraram 24 autos de infração devido a falta de higiene nas instalações e equipamentos, falta de água quente corrente nas cozinhas, alimentos impróprios para consumo e alimentos conservados e/ou expostos em T.° inadequada, e apenas três termos de intimação para correções estruturais. Ocorreram três interdições, sendo duas interdições totais e uma parcial em uma câmara frigorífica, todas em cozinhas. Os técnicos ainda inutilizaram 213 Kg de alimentos considerados impróprios para o consumo, entre eles sanduíches, refeições, frios e carne .
Carne fracionada, embalada e sem a rotulagem com as informações obrigatórias como procedência, prazo de validade e registro em órgão competente, entre as demais informações. |
Queijos sem a rotulagem com as informações obrigatórias como procedência, prazo de validade e registro em órgão competente, entre as demais informações. |
Vale ressaltar que estes números correspondem a aproximadamente 25% das irregularidades detectadas no Carnaval de 2013. Isso foi resultado de um trabalho implementado no período pré carnaval em 2014 pela Vigilância Sanitária em alimentos, através de atividades orientadoras e educativas com os manipuladores de alimentos, responsáveis técnicos e os proprietários das empresas de alimentação, além das visitas técnicas na montagem das cozinhas e lanchonetes que forneceram alimentos aos trabalhadores e às pessoas que assistiram aos desfiles no Sambódromo.
Segue abaixo a matéria sobre o trabalho da Vigilância Sanitária, que saiu no site do Jornal O DIA , de 13/03/2014 (http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-03-13/informe-do-dia-multas-na-folia.html ).
A Vigilância Sanitária Municipal azedou a festa de pelo menos 12 estabelecimentos instalados no Sambódromo
A Vigilância Sanitária Municipal azedou a festa de pelo menos 12 estabelecimentos instalados no Sambódromo nos desfiles de Carnaval. Mais de 200 quilos de alimentos impróprios para consumo acabaram inutilizados e 24 multas foram emitidas.
Foram encontrados alimentos impróprios para consumo no Scalla Rio, responsável pelo bufê de diversos camarotes. O local foi multado e parcialmente interditado. Os fiscais também inutilizaram produtos vendidos no Bob’s.
O total descartado neste ano foi bem menor do que no Carnaval de 2013, quando 800 quilos foram eliminados.
0 comentários:
Postar um comentário