Técnicos vistoriando as condições dos reservatórios de água dos estabelecimentos. |
Técnicos da Vigilância Sanitária de alimentos da prefeitura do Rio já começaram a avaliar os serviços de alimentação para a categorização dos restaurantes para a Copa de 2014. Este é o primeiro ciclo de inspeções, onde 244 restaurantes passarão por vistorias técnicas, somente no município do Rio de Janeiro.
A base para a categorização dos serviços de alimentação são as Boas Práticas, um conjunto de procedimentos que visam garantir um alimento de qualidade ao consumidor, minimizando eventuais danos à sua saúde, especialmente as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).
Itens como abastecimento de água, estrutura, higienização (de instalações, equipamentos, móveis e utensílios), controle de vetores e pragas urbanas, manipuladores, matéria-prima, ingredientes e embalagens, preparo do alimento, armazenamento, transporte e exposição do alimento preparado e responsabilidade , documentação e registro são avaliados pelos técnicos.
Verificação da temperatura de armazenamento dos alimentos |
O material de apoio para os serviços de alimentação está disponível no site da ANVISA, através do link: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/de113f804fe4bde9957efdece77a031c/categoriza%C3%A7%C3%A3o+baixa.pdf?MOD=AJPERES
Segundo a ANVISA, o objetivo da categorização é melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos de alimentação, com a conscientização do cidadão e da responsabilização do setor regulado pela garantia do cumprimento de regras, padrões e protocolos validados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).
0 comentários:
Postar um comentário