O Procon Carioca e a Vigilância Sanitária do município do Rio de Janeiro, interditaram nesta segunda-feira duas pastelarias em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio: a Rosa Noel, na Praça Barão de Drummond, e a Quatro Estações, na Rua Vinte e Oito de Setembro 445. Os alimentos impróprios encontrados foram inutilizados, e cada um dos estabelecimentos foi multado no valor de R$ 10.840,26.
A fiscalização foi feita após denúncias de consumidores enviadas pelas redes sociais. Nos locais, os agentes constataram as condições precárias de higiene, armazenamento impróprio dos alimentos, além da falta de informações sobre data de fabricação e prazo de validade dos produtos.
Na pastelaria Rosa Noel, foram recolhidos 26,5 Kg de queijo e presunto, 18 Kg de carne moída, 8 kg de frango, 2 kg de camarão, 3 kg de preparo para quibe, 2 kg de açaí e 1,8 litros de ketchup e mostarda.
Já na pastelaria Quatro Estações, foram apreendidos 18 kg de queijo e presunto, 5 kg de carne, 2 kg de massa de pastel, 10 kg de cana-de-açúcar, 20 litros de óleo saturado, 11 vidros de ketchup e mostarda, além de 20 quibes prontos para fritar.
Segundo o Procon Carioca, a secretária municipal de Defesa do Consumidor, Solange Amaral, lembrou que a comercialização de alimentos impróprios ao consumo é crime e disse que as operações em parceria com a Vigilância Sanitária municipal irão prosseguir nos próximos dias.
Em um vídeo compartilhado no Facebook, um usuário fala sobre a pastelaria que fica na Praça Barão de Drummond. Ele destaca que a carne seca fica no telhado do estabelecimento comercial.
Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/duas-pastelarias-em-vila-isabel-sao-interditadas-pela-vigilancia-sanitaria-procon-carioca-14082405.html#ixzz3EjjswxJA