19 de agosto de 2013

O professor Eduardo César Tondo ministrou sobre os Principais Patógenos Alimentares aos profissionais da Vigilância Sanitária do Município do Rio




Os profissionais da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos assistiram, no dia 15 de agosto, a uma palestra brilhantemente ministrada pelo professor Eduardo César Tondo, professor de Microbiologia de Alimentos e Controle de Qualidade em Indústrias de Alimentos da UFRGS.


O tema “Principais Patógenos Alimentares e seus modos de controle através das Boas Práticas”, abrangeu tanto indústrias de alimentos como os serviços de alimentação, com citações de exemplos vividos em sua prática. O professor também abordou sobre a categorização dos serviços de alimentação para a Copa de 2014.


As doenças transmitidas por alimentos (DTA) são uma preocupação de nível mundial ,mas com a aplicação das Boas Práticas, entre outras ferramentas, pode-se reduzir e muito tais doenças. O professor mencionou algumas das principais Boas Práticas a serem aplicadas em indústrias de alimentos e serviços de alimentação, para o controle da contaminação dos alimentos, são eles: o controle da água; a higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios (limpeza e desinfecção); controles de processo (tempo e temperatura); manipuladores, entre outras.


Os microorganismos relacionados como frequentes causadores de DTA são: Salmonella spp , Staphylococcus aureus , E. coli enteropatogênica, Listeria monocytogenes, Bacillus cereus, Clostridium perfringens e C. botulinum , entre outros.


Eduardo ressaltou a importância do incansável trabalho da Vigilância Sanitária em Alimentos, assim como a de outros profissionais ligados direta ou indiretamente à produção de alimentos, para que estes sejam seguros e de qualidade, a fim de reduzir e/ou prevenir as DTA .

De acordo com o professor Eduardo,  a intenção é mudar o foco "estrutura - instalações" para controles mais simples como o de "tempo - temperatura", mas que podem remediar alguma falha nas boas práticas que possa ter ocorrido durante a produção do alimento, evitando assim, o surto alimentar.

GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

0 comentários: