5 de agosto de 2013

Como elaborar o Manual de Boas Práticas (MBP) e Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs) para a sua indústria alimentícia




As Boas Práticas de Fabricação (BPF) consistem em um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelos estabelecimentos industrializadores de alimentos, com a finalidade de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos produtos com os regulamentos técnicos. 


Torna-se, portanto, imprescindível a elaboração de um regimento interno,
conhecido por Manual de Boas Práticas de Fabricação, que defina os critérios e as normas que devam ser adotados a fim de nortear os procedimentos higiênico-sanitários nos estabelecimentos que produzem alimentos. Em linhas gerais, é 
um documento formal da empresa onde estão descritos os procedimentos para as diferentes etapas de produção de alimentos, devendo ser elaborado pela própria empresa e mantido na mesma. 

Os Procedimentos Operacionais Padronizados são procedimentos escritos de forma objetiva que estabelece instruções sequenciais para a realização de operações rotineiras e específicas na produção, armazenamento e transporte de alimentos. As equipes da Vigilância Sanitária, ao inspecionar os estabelecimentos, verificarão a implementação do Manual de Boas Práticas e os registros dos POPs.

A legislação sanitária federal regulamenta essas medidas em caráter geral, aplicável a todo o tipo de indústria de alimentos e específico, voltadas às indústrias que processam determinadas categorias de alimentos (http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Alimentos/Assuntos+de+Interesse/Legislacao/Boas+Praticas+Regulamentos+Gerais+e+Especificos/4daeb1804fe0df3a93c49333c3398e7d).

A Gerência de Indústrias e Produtos fornece o passo-a-passo e orienta quanto à confecção do MBP e dos POPs, através do link; http://www2.rio.rj.gov.br/vigilanciasanitaria/registro_manual.cfm.


0 comentários: