9 de agosto de 2013

Atenção indústrias alimentícias exportadoras: seminário tratará da nova lei de alimentos dos Estados Unidos



Um seminário agendado para terça-feira, dia 13 de agosto de 2013, na Anvisa, apresentará todo o detalhamento da Lei de Modernização da Segurança Alimentar do governo dos Estados Unidos, conhecido pela sigla em inglês FSMA (Food Safety Modernization Act).

As inscrições podem ser feitas até o dia 6 de agosto, no link http://goo.gl/Rj21T. O seminário começará às 9h e os debates vão até as 12h30, no auditório da Anvisa, em Brasília.

A nova legislação, FSMA, busca alterar o papel da agência reguladora norte americana para alimentos e medicamentos, o FDA (Food and Drug Administration). O assunto será apresentado no seminário pela vice-diretora regional do FDA, Ana Maria Osorio.

Em meio a significativas mudanças no regime de garantia da segurança alimentar nos Estados Unidos, o governo daquele país aplicará a FSMA para adotar uma postura preventiva em relação às possíveis contaminações nos alimentos.

A medida tomada pelo governo norte-americano terá um impacto significativo para as empresas brasileiras que exportam alimentos para aquele país. As regras podem significar uma espécie de barreira não tarifária às exportações brasileiras.

Os principais aspectos abordados neste seminário são os novos requisitos para a exportação de alimentos, a regulamentação proposta pelo FDA e os controles preventivos para o processamento de alimentos.

O seminário é uma promoção do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e do Comércio Exterior (MDIC), com o apoio do FDA, Ministério da Agricultura (Mapa) e Anvisa.


0 comentários: