11 de agosto de 2013

Copa das Confederações: Balanço geral da ação da Superintendência de Alimentos da Vigilância Sanitária do município do Rio










Na Copa das Confederações, os técnicos da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos buscaram promover e proteger a saúde da população, fazendo cumprir as normas da legislação municipal, estadual e federal concernentes às atividades de vigilância e fiscalização de alimentos.

Evento teste (junho 2013):

- No Ginásio Gilberto Cardoso - Maracanazinho, foram realizadas visitas técnicas em duas empresas de serviços de alimentação, uma para força de trabalho e uma para voluntários. Foram lavrados dois Termos de Visita Sanitária (TVS) com advertências para correções das condições higiênico-sanitárias, estruturais e de identificação de produtos, além de um Termo de Apreensão e Inutilização (TAI) de 10 Kg de molho encontrados sem identificação.

- No Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã, foram realizadas visitas técnicas em bares e buffets de responsabilidade de seis empresas. Foram lavrados Termos de Visita Sanitária (TVS) com advertências para correções: estruturais, de utensílios, de material de apoio, das condições higiênico-sanitárias, das identificações dos alimentos além da lavratura de 2 autos de infração por falta de asseio e inutilização de 3 Kg de salsichas sem identificação.

Cabe salientar a ocorrência de um episódio alérgico sofrido por uma criança de 5 anos, no dia 30/06/2013, e que a equipe da Vigilância Sanitária de Alimentos colheu amostras de salsicha e de óleo vegetal para análise laboratorial, além de recolher embalagens para análise de rotulagem pela Gerência de Indústrias e Produtos (GIP) do pão e do sal flavorizado. Este último possui glutamato monossódico como aditivo e é produzido por uma empresa sem cadastro na ANVISA. O glutamato monossódico pode causar dor de cabeça, formigamento, fraqueza, dor de estômago, enxaqueca, náuseas, vômito, diarreia e erupções cutâneas (fonte sobre glutamato monossódico: http://sonhandofitness.com.br/fittalk/perigos-nos-rotulos-glutamato-monossodico/).

Copa das Confederações (julho de 2013):

- No Ginásio Gilberto Cardoso - Maracanazinho, foram realizadas visitas técnicas em três empresas de serviços de alimentação para força de trabalho e para voluntários. Em uma empresa não constataram agravos sanitários. No entanto, uma outra foi notificada por manter lanches prontos sem identificação e validade, que foram inutilizados no ato da inspeção, e por manter o piso sujo e freezers mal conservados. A outra empresa recebeu um Termo de Visita Sanitária (TVS) com advertência para adequações, além de orientações técnicas.

- No Estádio de Atletismo Célio de Barros, espaço utilizado pela força de trabalho, uma empresa foi notificada no Termo de Visita Sanitária (TVS)  por falta de asseio e por manter sanduíches de pasta de frango à temperatura ambiente, sendo inutilizadas 328 unidades e lavrado um auto de infração.

- No Estádio Jornalista Mário Filho – Maracanã, foram realizadas visitas técnicas em bares e buffets, explorados por cinco empresas. Uma empresa recebeu uma notificação no Termo de Visita Sanitária (TVS) por constatarem embalagens de pipocas prontas armazenadas sem data de produção e/ou validade, além da inutilização de 3 Kg de salsichas armazenadas sem identificação na área de preparo de cachorro-quente. Uma outra foi notificada por manter 5 Kg de queijo ralado embalado não identificado, tendo sido inutilizado.

GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

0 comentários: