1 de dezembro de 2013

Profissionais da SUBVISA participam da II Reunião Geral do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos


 

Nos dias 26, 27 e 28/11/13 a nutricionista Maria Alice Elsner da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos (SVFSA) e Eliane Cardozo, farmacêutica, diretora do Laboratório de Controle de Produtos, da SUBVISA, participaram da II Reunião Geral do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA). O encontro reuniu profissionais das VISAs de todos os estados, de vários municípios e do Distrito Federal e teve como objetivo discutir temas prioritários para o bom andamento do Programa como: avaliação dos resultados das coletas realizadas, rastreabilidade e planejamento das ações para 2014.

O PARA foi iniciado em 2001 sob a coordenação da ANVISA que atua em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias (VISA) e com os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (LACEN) com o objetivo de verificar se os produtos comercializados possuem a qualidade exigida pela lei que autoriza o uso de agrotóxicos e que os limites máximos de resíduos estejam de acordo com o estabelecido pela ANVISA.

No estado do Rio de Janeiro, as ações do PARA são desenvolvidas em parceria entre a VISA estadual e a SUBVISA. As coletas dos alimentos são realizadas, no comércio varejista do município do Rio de Janeiro, semanalmente, segundo o plano de amostragem estabelecido pelo Programa e, enviados aos laboratórios para análise. Atualmente são coletados os seguintes alimentos: tomate, maçã, goiaba, arroz, farinha de trigo e fubá.

Os resultados das análises realizadas em 2011 e 2012 podem ser consultados no site da ANVISA, através do link : 
http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Agrotoxicos+e+Toxicologia/Assuntos+de+Interesse/Programa+de+Analise+de+Residuos+de+Agrotoxicos+em+Alimentos

0 comentários: