27 de novembro de 2013

Trabalho da Vigilância Sanitária de alimentos do município do Rio no Projeto piloto de categorização dos serviços de alimentação

Técnicos vistoriando as condições dos reservatórios
de água dos estabelecimentos.

Técnicos da Vigilância Sanitária de alimentos da prefeitura do Rio já começaram a avaliar os serviços de alimentação para a categorização dos restaurantes para a Copa de 2014. Este é o primeiro ciclo de inspeções, onde 244 restaurantes passarão por vistorias técnicas, somente no município do Rio de Janeiro.

A base para a categorização dos serviços de alimentação são as Boas Práticas, um conjunto de procedimentos que visam garantir um alimento de qualidade ao consumidor, minimizando eventuais danos à sua saúde, especialmente as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA).

Itens como abastecimento de água, estrutura, higienização (de instalações, equipamentos, móveis e utensílios), controle de vetores e pragas urbanas, manipuladores, matéria-prima, ingredientes e embalagens, preparo do alimento, armazenamento, transporte e exposição do alimento preparado e responsabilidade , documentação e registro são avaliados pelos técnicos.

Verificação da temperatura de
armazenamento dos alimentos










O material de apoio para os serviços de alimentação está disponível no site da ANVISA, através do link: http://portal.anvisa.gov.br/wps/wcm/connect/de113f804fe4bde9957efdece77a031c/categoriza%C3%A7%C3%A3o+baixa.pdf?MOD=AJPERES

A categorização será divulgada aos consumidores de forma simples, através dos seguintes selos:


Segundo a ANVISA, o objetivo da categorização é melhorar o perfil sanitário dos estabelecimentos de alimentação, com a conscientização do cidadão e da responsabilização do setor regulado pela garantia do cumprimento de regras, padrões e protocolos validados pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

0 comentários: