12 de novembro de 2013

Técnicos da Vigilância Sanitária de alimentos do município do Rio de Janeiro participaram do VI Simbravisa, em Porto Alegre

O VI Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária / II Simpósio Pan-Americano de Vigilância Sanitária, ocorrido em Porto Alegre - RS, no período de 26 a 30 de outubro de 2013, contou com a participação dos técnicos da Superintendência de Vigilância e Fiscalização Sanitária de Alimentos, do município do Rio de Janeiro.



O Superintendente de Vigilância e Fiscalização Sanitária de Alimentos, Luis Carlos Mesquita Coutinho, expôs o trabalho "Atuação do Serviço de Vigilância e Fiscalização Sanitária de Alimentos da Cidade do Rio de Janeiro no evento Rock in Rio 2011". O objetivo deste trabalho foi avaliar a execução das ações da Subsecretaria de Vigilância e Fiscalização Sanitária da cidade do Rio de Janeiro, nos serviços de alimentação no evento Rock in Rio de 2011.
A Subgerente da ap. 3.1 Fátima J. Esteves Dias, expôs dois trabalhos: "Avaliação microbiológica de bebidas comercializadas no município do Rio de Janeiro no período de janeiro a maio de 2013" ; e "Levantamento sobre o atendimento aos chamados através do sistema 1746 no período de 2011 a maio de 2013", ambos realizados juntamente com as médicas veterinárias Sônia Maria Ramos e Maria Helena O. Alexandre.
Durante o ano de 2013, estão sendo realizadas análises de refrescos e de água de coco coletados diretamente de refresqueiras, e de caldo de cana em estabelecimentos que comercializem  alimentos no município do Rio de Janeiro, com o intuito de avaliar seus padrões microbiológicos, visando garantir um produto de qualidade ao consumidor. Já o segundo trabalho, faz um levantamento do total até então recebido e atendido na Vigilância Sanitária de alimentos, no período de 2011 a maio de 2013. A prefeitura do município do Rio de Janeiro, em 2011, implantou a Central de Atendimento ao Cidadão - 1746, onde todas as solicitações de serviços estão concentradas neste número.


A médica veterinária Claudia M. Q. Demarco, da Gerência de Indústrias e Produtos,  expôs o trabalho " A internet como estratégia de comunicação da Vigilância Sanitária Municipal do Rio de Janeiro". A comunicação é uma prática fundamental para a vigilância sanitária e ciente do potencial das tecnologias de informação, a Subsecretaria de Vigilância Sanitária do Município do Rio de Janeiro (SUBVISA RJ) vem utilizando a Internet com uma de suas estratégias de comunicação. O propósito do trabalho foi avaliar a qualidade da informação do atual website da SUBVISA RJ e identificar as iniciativas que a equipe desse órgão vem desenvolvendo a fim de criar canais de comunicação eficientes e capazes de aproximar o cidadão carioca da Vigilância Sanitária, através de um novo website e de blogs temáticos.


0 comentários: