18 de dezembro de 2013

Vigilância Sanitária leva cursos educativos a todas as regiões da cidade

A nova filosofia de trabalho da Vigilância Sanitária do Rio é promover cada vez mais ações educativas direcionadas aos profissionais que trabalham nos setores de alimentação e saúde oferecidos à população. Para isso, as equipes da fiscalização municipal estão levando cursos de qualificação a diversas regiões da cidade. As aulas acontecem em espaços da Prefeitura do Rio como as Clínicas da Família e OTICS (Observatório das Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde), além da sede do órgão situada Rua do Lavradio, 180, Lapa.

Conforme explica a coordenadora da Coordenação de Educação, Comunicação e Inovação da Subsecretaria de Vigilância Sanitária - SUBVISA, Flávia Oliveira, o órgão é responsável por vistorias em estabelecimentos como institutos de embelezamento, clínicas de estética, clínicas médicas, consultórios odontológicos, fisioterapia, laboratórios de análises, restaurantes, bares, supermercados, entre outros. Em consequência da nova orientação da Secretaria Municipal de Saúde, a tendência é de que os autos de infração e interdições nesses setores de serviços diminuam por conta da melhor qualidade dos produtos disponibilizados à sociedade.

A saúde da população e o setor de alimentos


Quando se fala em saúde da população em pensa-se logo numa alimentação saudável e em produtos de boa qualidade. Por isso, o setor de alimentos está entre as prioridades da Vigilância Sanitária municipal. Gilberto Luiz Dedordi, gerente do Restaurante Chamusco (Rua do Rosário 142), diz que a reciclagem na forma de trabalhar de seus funcionários é fundamental para o bom funcionamento do restaurante.



- Estamos sempre mandando nossos cozinheiros, garçons e demais funcionários para os cursos de manipulação e preparação de alimentos oferecidos pela Vigilância Sanitária. Tivemos um pequeno problema há uns anos atrás com a conservação dos produtos. Mas, descobrimos que a causa estava na porta do refrigerador. Imediatamente, entramos em contato com o fabricante e tudo foi resolvido.

Para incrementar ainda mais as ações educativas, a prefeitura está criando uma parceria com sindicatos e associações do setor. Fundado em 1911, o SindiRio (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro) é um desses novos parceiros. Com mais de 18 mil filiados, a entidade assinará ainda este mês com a Prefeitura e prevê que vai melhorar muito o seu trabalho de conscientização sobre a segurança alimentar entre seus associados. A coordenadora dos cursos de formação e qualidade do sindicato, Carla Riquet, diz que serão formadas duas turmas por semana de 30 alunos para receberem os cursos gratuitos.

- Já estamos nos preparando para levar o curso de manipulação de alimentos para bairros como Barra de Guaratiba, Barra da Tijuca, Centro, Tijuca, Madureira e muitos outros. O SindiRio, que completou 100 anos de existência recentemente, considera esse trabalho de suma importância. Nós já promovíamos palestras sobre a segurança alimentar, mas essa parceria com a Prefeitura do Rio vai reforçar ainda mais o nosso trabalho - aponta Carla.

Além do SindiRio, o município está firmando a parceria com a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro. As orientações do curso reforçam que a limpeza do estabelecimento deve começar por uniformes limpos, calçados fechados, cabelos protegidos, embalagens em perfeito estado e prazo de validade dos produtos.

0 comentários: