28 de fevereiro de 2014

Vigilância Sanitária em alimentos realiza a Ação de Carnaval !

A Vigilância Sanitária municipal em alimentos se preocupa com o carnaval muito antes dele começar! Técnicos da Vigilância Sanitária realizaram uma ação prévia para prevenir a ocorrência de doenças transmitidas por alimentos impróprios para o consumo entre os foliões.

Foram realizadas inspeções nos clubes, nas Quadras das Escolas de Samba, nos locais onde ocorrerão os bailes populares e nas cozinhas dos barracões das escolas na Cidade do samba. 

Técnicos da Vigilância sanitária lavraram 151 termos de visita sanitária, 40 termos de intimação para adequações, 04 editais de interdição (três interdições totais e uma parcial) e 26 autos de infração, sendo a maioria por falta de higiene, por alimentos impróprios para o consumo e por descumprimento de termo de intimação. Foram inutilizados 112 Kg de alimentos impróprios para o consumo, entre salgadinhos diversos e queijo muçarela.

 Além disso foram ministrados cursos básicos de higiene para 430 manipuladores de alimentos (ambulantes, manipuladores do Terreirão do Samba , das lanchonetes e das cozinhas) e profissionais ligados ao evento CARNAVAL 2014 (responsáveis técnicos e proprietários das empresas de alimentação). Durante o curso foi distribuída uma cartilha elaborada pela ANVISA, que está disponível no link abaixo:











Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação (ANVISA): http://www.anvisa.gov.br/divulga/public/alimentos/cartilha_gicra_final.pdf

A equipe da Superintendência de alimentos também realizou uma visita para orientações técnicas ao setor regulado, nas instalações das cozinhas, lanchonetes e bares que fornecerão alimentos aos trabalhadores e às pessoas que assistirão aos desfiles no Sambódromo. Haverá um plantão da Vigilância Sanitária em alimentos, durante todos os dias de desfiles no Sambódromo, a fim de fiscalizar os serviços de alimentação.

Fotos: Nelson Duarte

0 comentários: