12 de dezembro de 2012

V Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas da SMSDC

Aconteceu no dia 12/12/2012 , no Centro de Convenções Sul América, o I Congresso Científico da SMSDC e a V Jornada Científica dos Acadêmicos Bolsistas . A Gerente  da Gerência de Indústrias e Produtos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária, Mônica Gonçalves de Freitas e a acadêmica bolsista Tatiana Gusmão Barbosa apresentaram o trabalho "Informação Nutricional Complementar: principais erros encontrados em rótulos de alimentos fabricados no município do Rio de Janeiro".

O trabalho consistiu em identificar os principais erros identificados em rótulos de alimentos e como estes podem prejudicar o consumidor, que cada vez mais se preocupa com a informação da composição nutricional dos alimentos e sua relação com a saúde. rotulagem dos produtos alimentícios é um meio de comunicação entre o consumidor e os estabelecimentos produtores. O objetivo da pesquisa foi analisar os rótulos de produtos alimentícios que apresentavam Informação Nutricional Complementar, identificando os principais erros referentes a mesma. Foi verificada a rotulagem de 57 produtos, dentre eles pães, biscoitos e sorvetes, produzidos no município do Rio de Janeiro. O estudo teve como base legal a Portaria ANVISA n° 27, de 13 de janeiro de 1998 e a Resolução RDC ANVISA n° 360, de 23 de dezembro de 2003. Foi observada pelo menos uma não conformidade em 100% dos rótulos estudados. Os rótulos dos pães foram os que mais se adequaram às legislações comentadas e os rótulos dos biscoitos obtiveram 100% de conformidades de acordo com a Portaria ANVISA n° 27/98. Foi concluído que é indispensável maior fiscalização acerca da rotulagem, pois, neste caso, os erros podem induzir o consumidor ao engano quanto a uma ou mais propriedades nutricionais particulares do produto e provocar danos à sua saúde.  

Os visitantes tiveram oportunidade de ler os trabalhos e de tirar as suas dúvidas com os seus autores.
 








GERÊNCIA DE INDÚSTRIAS E PRODUTOS

3 comentários:

Tati disse...

Adorei o artigo!!!

Unknown disse...

Obrigada pela visita!

Anônimo disse...

Parabéns pela postagem! É gratificante saber que a SUBVISA colabora com o conhecimento científico e a formação de futuros profissionais!