12 de junho de 2014

Vigilância Sanitária em alimentos do município do Rio distribuem os selos nos restaurantes categorizados

CATEGORIZAÇÃO – As inspeções do projeto Categorização dos Estabelecimentos de Alimentação foram realizadas pelas vigilâncias locais, com apoio da Anvisa. As cidades participantes do projeto definiram os estabelecimentos que participaram do programa de acordo com critérios locais como rotas turísticas, circuitos gastronômicos e áreas de lazer. 

Antes das inspeções da Vigilância Sanitária os estabelecimentos realizaram autoinspeções para promover as melhorias possíveis. As inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária foram divididas em dois ciclos. No primeiro ciclo, que iniciou em agosto de 2013, o resultado não foi divulgado individualmente, mas o estabelecimento recebia um Termo de Intimação com as adequações a serem feitas. O 2º ciclo de inspeção começou no início deste ano e, com ele, foram obtidas as notas finais.

Entre os itens analisados estão controle de tempo e temperatura dos alimentos, higiene do manipulador, utilização de água potável, prevenção de contaminação e procedimentos de higienização. São utilizadas como meio de classificação dos estabelecimentos as letras A, B e C. Os locais que cumprem mais rigorosamente os requisitos da vigilância sanitária recebem o selo da categoria A, seguidos pelos selos B e C. Os estabelecimentos também podem ser classificados como pendentes, ou seja, no momento da inspeção possuíam condições inaceitáveis, sendo interditados ou após correção das devidas falhas, mantiveram-se em funcionamento.
Cada um dos estabelecimentos recebeu um selo, que foi afixado na entrada principal.  O cidadão também poderá acompanhar as notas de cada serviço de alimentação por meio do site da Anvisa: http://www.anvisa.gov.br/hotsite/hotsite_categorizacao/resultados.html.



Abaixo segue o resultado do trabalho da Vigilância Sanitária Municipal na categorização dos serviços de alimentação do município do Rio de Janeiro. O resultado foi positivo com redução significativa dos estabelecimentos que, no 1.º ciclo, ficaram nas categorias C e pendentes.




0 comentários: