12 de junho de 2014

Perto da Copa, avaliação de bares e restaurantes melhora no Rio

Perto da Copa, avaliação de bares e restaurantes melhora no Rio
Projeto da Vigilância Sanitária avalia estabelecimentos
Selos começam a ser distribuídos


Os 243 bares, restaurantes e lanchonetes escolhidos pela Vigilância Sanitária para participarem de um projeto de categorização melhoraram suas notas, após um trabalho intensivo de fiscalização e orientação. Agora, 85% estão enquadrados nas categorias A e B, as mais altas, como informou o órgão. Neste sábado (7), um selo com notas dos estabelecimentos começou a ser afixado..

Durante quase um ano, profissionais da Vigilância compareceram aos locais, analisaram a situação de cada um e orientaram os proprietários a adequarem seu comércio dentro do padrão sanitário legal. As autoridades entregaram uma lista com 51 itens que seriam inspecionados. Quanto mais o estabelecimento tivesse itens dentro do exigido, maior seria a nota.

Segundo a Vigilância, na primeira análise, 20,2% foram enquadrados na categoria “A” (melhor classificação); 39,1% na “B” (tiveram falhas de baixo e médio impacto); 23,7% na “C” (grande quantidade de falhas, mas dentro do limite aceitável); e 17% categorizados como “Pendentes”, que são aqueles que possuem uma quantidade inaceitável de falhas para serem categorizados.

Após o trabalho de orientação e acompanhamento da Vigilância Sanitária, os estabelecimentos nível “A” subiram para 35% e os classificados como “B” para 50%. O número de estabelecimentos nas classes inferiores diminuiu. Os enquadrados na “C” caíram para 13% e os “Pendentes” para 2%. Os critérios utilizados para a escolha dos estabelecimentos foram rotas turísticas, circuitos gastronômicos, áreas de lazer, dentre outros.

Essa categorização faz parte de um projeto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA –, que inspecionou 2.075 estabelecimentos em 26 cidades brasileiras, incluindo 11 sedes de jogos da Copa 2014. Os selos com a nota de classificação serão distribuídos, a partir de 19h deste sábado (7), na região do Jardim Botânico. O objetivo é distribuí-los em todos os estabelecimentos antes de começar o mundial de futebol.

FONTE: Portal G1 (07/06/14) http://g1.globo.com/

0 comentários: