30 de junho de 2014

Maior transparência de bares e restaurantes orienta os turistas

A partir da adesão do município ao Programa de Categorização e Alimentos para a Copa do Mundo, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), desde maio, bares e restaurantes da cidade receberam selos de categorização. Foram 241 estabelecimentos classificados na cidade.

A iniciativa faz parte de um projeto piloto para orientar os turistas, que visitam o país durante a Copa, na hora de escolher os pontos de alimentação mais confiáveis da cidade. Foi realizada em estabelecimentos das 11 cidades-sede do evento e de alguns municípios com vocação turística.

 

Luiz Carlos Coutinho, superintendente da Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos 
Segundo o superintendente da Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos do município, Luiz Carlos Coutinho, os estabelecimentos foram selecionados de acordo com a localização e especialidade da culinária. Para o trabalho de categorização foram levados em conta itens importantíssimos, como controle de temperatura dos alimentos expostos no balcão, prazo de validade dos alimentos, uniforme dos funcionários, higiene das instalações e controle de qualidade da água, por serem itens que agravam o risco de pessoas contraírem alguma doença.


Tanto o projeto, como os selos, têm validade até 31/08

"Até chegar à classificação final foram realizados 3 ciclos de avaliação, que começou em outubro de 2013. Durante esse tempo os resultados melhoraram bastante. Uma vitória da atuação dos técnicos da Vigilância Sanitária e dos responsáveis técnicos dos estabelecimentos. Só no Rio, tivemos 35% classificados com conceito A, 54%, com B, 10% com C, e 1% de pendentes e reprovados", coloca Luiz. Incluindo o Rio, ao todo foram 1.994 estabelecimentos categorizados no país, entre bares, restaurantes e lanchonetes dos pontos turísticos e aeroportos. Os selos foram distribuídos pela Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonozes (Subvisa). Luiz Coutinho deixa claro: "o selo deve ser afixado em local visível na entrada principal dos estabelecimentos. Há também displays posicionados sobre os balcões de atendimento ao público, para pontos comerciais localizados em shopping centers que não possuam entrada principal".

Conforme os termos da Resolução - RDC nº 10, de 12 de março de 2014, da ANVISA, o termo de recebimento do selo é assinado pelo responsável e tem validade até 31 de agosto de 2014, quando deverá ser removido. O descumprimento acarretará em infrações e penalidades.

Para Luiz Coutinho, a categorização facilita o trabalho da Vigilância Sanitária à medida que uniformiza as ações de inspeção sanitária, com a adoção de um "Roteiro de Inspeção Sanitária" único, composto pelos 51 itens mais críticos no fluxo da produção dos alimentos. "Por outro lado, beneficia turistas e cariocas, a exemplo das cidades que serviram como modelo para o projeto: Los Angeles, Londres, Nova York, San Diego, Oslo e Copenhague", complementa.

A classificação dos estabelecimentos está disponível nos
 sites da ANVISA e da S/SUBVISA do Rio.

0 comentários: