14 de fevereiro de 2013

Anvisa quer criar classificação para bares e restaurantes em cidades que sediarão a Copa de 2014

Lembram da postagem do dia 09/01/13 a respeito da classificação dos restaurantes em Nova Iorque após as inspeções sanitárias? Também será realidade aqui no Brasil! A ANVISA promete implantar esse sistema a partir de abril nos bares e restaurantes do Distrito Federal, já para a Copa das Confederações, em junho.

Serão exigidos dos bares e restaurantes pelo menos 45 regras para garantir uma alimentação segura ,que classificarão os estabelecimentos. O resultado da classificação será exposto em local visível ao consumidor.

Vários países já adotaram essa classificação e, segundo a Gerente Geral de Alimentos da ANVISA, Denise Resende, eles perceberam que a partir desse sistema houve uma melhora das condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos e, consequentemente uma diminuição dos surtos por toxinfecção alimentar.


Em Nova Iorque, os estabelecimentos que recebem a classificação D é obrigado a fechar as portas, já com  a classificação B e C podem continuar funcionando, mas como nenhum restaurante quer perder a clientela, a maioria tem a classificação A.




De acordo com Manoel da Silva Neto, diretor da Vigilância Sanitária do Distrito Federal, uma das mais importantes regras  é evitar a contaminação cruzada dos alimentos. Por exemplo, as bancadas devem ser exclusivas para determinados tipos de alimentos, onde os vegetais são processados não pode haver o processamento de carnes.  A temperatura dos alimentos também é muito importante. Alimentos quentes devem estar acima de 60°C e alimentos frios abaixo de 8°C para que não propicie a  multiplicação de microorganismos que pode gerar riscos ao consumidor.


O projeto da ANVISA é mais amplo, a agência quer preparar bares e restaurantes de todas as cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo de 2014.

É esperar para ver !!!


Matéria da Rede Globo, Jornal Hoje,  dia 14/02/2013.






0 comentários: