24 de julho de 2013

Copa 2014: Vigilância Sanitária classificará restaurantes de acordo com a segurança alimentar

De acordo com o Superintendente de Vigilância e Fiscalização Sanitária em Alimentos, Luiz Carlos Coutinho, a cidade do Rio de Janeiro participará do Projeto Piloto de Categorização dos Serviços de Alimentação da ANVISA / FIFA, com 241 estabelecimentos, que serão inspecionados pela Vigilância Sanitária do RJ em 02 ciclos de inspeções sanitárias.

O critério de escolha dos estabelecimentos foi a vocação para o setor turístico de cada estabelecimento, tanto para o turismo interno como para o turismo internacional, além do risco sanitário e epidemiológico potencial que cada estabelecimento pode oferecer aos clientes.

A prefeitura do Rio participou das etapas preliminares com reuniões em Brasília na sede da ANVISA e reuniões locais com técnicos da Subsecretaria de Vigilância Sanitária. Foram realizadas reuniões técnicas de sensibilização sobre a implantação do projeto, com o setor regulado e reuniões com o SindRIO na sede da S/SUBVISA, além de palestras organizadas pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - ABIH, com auditórios lotados no Othon Hotel e no Windsor Meridiem, em Copacabana RJ, nos meses de Maio e Junho de 2013.

O Superintendente afirmou que a partir do dia 18/07/13, as empresas serão notificadas, através de documento oficial, sobre a sua inclusão no programa de categorização dos serviços de alimentação e que terão um prazo de 60 dias para a realização de "Auto Inspeção Sanitária" através de formulário padrão disponibilizado nos sites da ANVISA, formulário esse, idêntico ao que será aplicado pelos técnicos da Vigilância Sanitária/RJ. Findo o prazo destinado a auto avaliação, as empresas serão inspecionadas com ações fiscalizadoras correspondentes ao primeiro ciclo de inspeções sanitárias, visando a categorização inicial dos estabelecimentos, que se estenderá até dezembro de 2013.
O segundo ciclo de inspeções sanitárias, categorizando os estabelecimentos selecionados, será realizado no período compreendido entre janeiro a abril de 2014, visando a realização da Copa do Mundo de 2014 no Rio de janeiro.

Segundo Luiz Carlos Coutinho, a previsão de realizar a primeira inspeção sanitária do primeiro ciclo, é na segunda quinzena de setembro/2013, estendendo-se até o final do mês de dezembro/13.

0 comentários: