19 de abril de 2013

Anvisa quer proteger o consumidor de alimentos que podem prejudicar a saúde



Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) quer proteger o consumidor de alimentos que possam ter sofrido alterações durante o processo de fabricação. Isso porque alguns produtos que são conservados em temperatura inadequada, por exemplo, podem prejudicar a saúde das pessoas. Para evitar esse problema, a agência vai colocar em consulta pública uma norma sobre o recolhimento de alimentos administrados de forma inadequada. O documento estabelece uma regra que obriga as empresas do setor a comunicar à Anvisa sobre cada caso.
A gerente geral de alimentos da Anvisa, Denise Resende, explica como irá funcionar a norma, caso seja aprovada: “A partir do momento que ela detecta o problema e que necessita do recolhimento ela tem 24 horas para informar para a Anvisa, e a Anvisa tem 24 horas para dar o retorno sobre a proposta da empresa de comunicação para os consumidores. Então fazendo essa prévia de comunicação e aí após a essa anuência ela vai começar a divulgação e começar o recolhimento. E de 15 em 15 dias se for um produto que oferece risco à saúde ela tem que repassar o relatório com o acompanhamento desse procedimento”.
Qualquer pessoa pode participar da consulta pública e dar sugestões sobre a norma de recolhimento de alimentos sugerido pela agência. Para mais informações, acesse a página da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A consulta pública ainda não está disponível no site. Vamos aguardar!

0 comentários: